Nota de repúdio à violência política nas eleições

A Fundação Heinrich Böll, organização alemã de promoção dos direitos humanos e da justiça socioambiental, com escritório no Rio de Janeiro há 24 anos, e ativa em mais de 40 países, repudia à violência política contra candidatas e candidatos em todo o Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos
site-violencia-politica-boll.jpg

A violência política não é um fenômeno novo, mas, em um cenário de ascensão da extrema direita e acirramento das disputas por poder político, está se intensificando o que configura um ataque direto contra a democracia. As eleições municipais deveriam ser um período de apresentação de propostas em uma conjuntura de desafios complexos, como a crise ambiental e climática, que exige que as formas de governança nas cidades sejam transformadas. Mas o que tem se visto são repetidas agressões nas ruas e nas redes sociais, deixando os debates propositórios em segundo plano.

O Observatório de Favelas e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) lançaram, no dia 1º de outubro, a pesquisa: “Violência Política na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Baía da Ilha Grande”, que contou com o apoio da Fundação. O estudo evidencia que grande parte da violência política está relacionada à conversão do poder de matar em capital político, demonstrando articulações entre políticos, grupos criminosos armados e agentes da segurança pública  nas regiões estudadas. O racismo e as discriminações de gênero e sexualidade foram as formas mais frequentes de modalidades de violência com motivação de ódio registradas no levantamento.

Os dados analisados pela publicação podem ser semelhantes em outras localidades, reforçando a necessidade de celeridade para mudar este cenário.

A sociedade civil organizada propõe caminhos para além das necessárias ações de investigação, acusação e julgamento. É preciso abrir e reforçar espaços de diálogos para a construção de mecanismos legais que deem conta desse momento político.

Nos juntamos aos nossos parceiros e parceiras na reivindicação pela defesa da democracia que garanta direitos, liberdade de organização e pluralismos social e político.

Toda nossa solidariedade as candidatas e candidatos que sofreram atos de violência nesta campanha eleitoral, como a vereadora e candidata Tainá de Paula (PT).

Leia a publicação "Violência Política na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Baía da Ilha Grande”.